Como me tornei uma profissional do texto

Há uns dias, abri um dos armários, olhei a máquina de escrever que ganhei de presente em um Natal e fiquei pensando: quem vê os profissionais do texto geralmente acha que todos amam ler e escrever desde criancinhas. Bem, devo confessar que esse não foi o meu caso. Só com o tempo, o incentivo de professores e da família e as experiências eu fui tomando gosto verdadeiro pelo mundo das palavras.

Depois que o interesse em histórias surgiu, passei a criar algumas também, me inscrever em concursos de redação e brincar com essa mesma máquina de escrever, que guardo até hoje.

Mais tarde, decidi cursar Letras (Português/Inglês) para trabalhar como revisora e tradutora, mas não consegui entrar nesse mercado tão rapidamente quanto eu havia planejado. As primeiras experiências profissionais mais estruturadas que tive foram em sala de aula, atuando como professora de Língua Inglesa em cursos de idiomas e em uma escola estadual no Rio de Janeiro.

“Não sou a favor de romantizar as trajetórias, sabe? Porque o mundo real não é um conto de fadas. Ao mesmo tempo, creio que é preciso reconhecer os aprendizados adquiridos ao longo do percurso.”

Foram necessários alguns anos até eu conseguir um espaço e oportunidades nessas áreas. O início foi em agência de publicidade; depois, foi a vez de editoras e empresa de conteúdo digital, onde cheguei a liderar o setor de revisão. Nesses espaços, trabalhei com textos de inúmeros tipos e formatos — do e-mail marketing à coleção de livros —, revisando, escrevendo, traduzindo e adequando a normas e manuais.

Não sou a favor de romantizar as trajetórias, sabe? Porque o mundo real não é um conto de fadas. Ao mesmo tempo, creio que é preciso reconhecer os aprendizados adquiridos ao longo do percurso. E são esses que eu decido diariamente honrar, praticar e aprimorar agora na More than Words, sempre trabalhando em cada demanda que recebo com o carinho, o respeito e a seriedade que todos os textos merecem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s