Por que revisar textos?

É comum que muitas pessoas e empresas se perguntem quanto à necessidade de contratar serviços de revisão textual voltados a diversos materiais escritos. Será que faz diferença para os leitores? Será que compensa o investimento? O que há de vantagens nisso?

Foco da revisão de textos

Para começar, é importante afirmar que o foco da revisão textual é garantir que os conteúdos estejam bem estruturados e cumpram seu propósito adequadamente, seja ele qual for. Ou seja, vai muito além de mexer em uma vírgula aqui e em um acento ou hífen ali. A verificação é mais ampla, e isso vale para os mais variados gêneros textuais, como artigos, notícias, teses, livros, textos de comunicação interna, conteúdo de sites e redes sociais etc.

Um bom profissional de revisão tem o cuidado de avaliar e compreender onde as correções são de fato necessárias nos textos.

Na prática, a revisão contribui diretamente para que os textos apresentem coesão e coerência, de modo que façam sentido e tenham uma linha lógica, facilitando a interpretação por parte do leitor. Para isso, é preciso analisar a ligação entre palavras, expressões e frases, observando aspectos como a ordem das informações e o uso de termos conectivos, por exemplo.

Além disso, as correções gramaticais e ortográficas têm bastante valor, pois contribuem para o aprimoramento da estrutura textual. Vale lembrar, ainda, que isso não significa usar termos e estruturas rebuscadas e inacessíveis em todo e qualquer texto. Um bom profissional de revisão tem o cuidado de avaliar e compreender onde as correções são de fato necessárias nos textos.

Vantagens da revisão

A verdade é que, em meio à rotina acelerada, com vários compromissos e prazos, até mesmo pessoas acostumadas a escrever podem deixar passar alguns detalhes em seus textos. Por isso, contar com um revisor para verificar os textos antes de eles seguirem adiante faz toda a diferença.

Textos bem escritos apresentam mais clareza e credibilidade para os leitores, o que costuma impactar diretamente a percepção de muitos deles quanto a outras pessoas, empresas e serviços. Sendo assim, vale a pena contar com auxílio profissional qualificado.

Deixe um comentário